Projeto México - 2/3 Durante a viagem
Compartilhe
Pousamos!
¿Hola, cómo estás?
“Começou a diversão!” é o que todo mundo pensa. Mas uma viagem não é só diversão, também há imprevistos e barreiras culturais que você sempre deve estar preparado. E, essa viagem em especial é para um projeto profissional!
Chegamos na Cidade do México, hora de encarar a alfândega! Sempre dá aquele gelinho na barriga, afinal só tem como saber se você vai ter permissão ou não de entrar em um país, passando por ali. No meu caso, ainda tinha o fato de não ter o meu visto aprovado pelo México e viajado com o visto americano…
Chegou o momento, nossa vez de falar com o agente mexicano. Já havia feito isso algumas vezes, sem nenhum problema, mas dessa vez foi diferente. Foi um mix de sensações, a vontade de trabalhar fora, horas e alguns milhares de reais gastos para estar ali. Eu só precisava de um carimbo..
-”Por favor, deixa eu estrear meu passaporte novo!”
*Plack* - Carimbo batido, verdinho. Bem ao lado do visto americano, em paginas separadas, como se fosse uma alusão da fronteira entre eles. Gostei dessa ironia projetada em cabeça, gostei mais ainda da aceitação. "Bora trabalhar!!! Passssssseeeeii!"
Ficamos pouco tempo na Cidade do México, o suficiente para se perder um pouco e começar a apanhar para o espanhol. Passamos as malas por uma checkagem, mesmo tendo uma conexão para Guadalajara. Já começaram as perguntas. “O que tem ai??” (minha mala parecia um míssel)
- "Tripés e iluminação para filmagens", eu respondia…
Tudo certo, fomos para Guadalajara, um aeroporto bem renovado e sendo ampliado. Passamos a noite lá, esperando pelo voo para Monterrey, nosso destino final. Durante a espera, mais problemas com as malas, além das perguntas, arcamos com mais custos para embarque e, dessa vez solicitaram que a mala de tripés fosse plastificada.
Pela manhã fomos para Monterrey, onde ocorreria o AgentEHS. Fomos direto para o hotel onde ficamos e, pelo caminho, muitas semelhanças com o Brasil: trânsito intenso, buracos na via, Oxxo's por todo lado (quem conhece?). A arquitetura da cidade lembrava muito São Paulo, inclusive, pelo tempo nublado e os 11ºC.
Chegando no hotel, fomos comer e depois dar uma volta para conhecer os arredores. Hora de nos preparar para o trabalho no dia seguinte!
Monterrey - Cerro de la Silla
AgentEHS - 5a edição
Estava ansioso e animado para meu primeiro evento internacional. Focado em dar meu melhor para que tudo ocorresse bem. Pensando nos desafios e nas responsabilidades que um evento desse trás. Realizamos sempre uma sessão de fotos corporativas para os participantes e, seria a primeira vez que eu faria em outra língua, uma que eu não domino completamente.
Já realizei diversos eventos, com a Karen. Sei que cada um trás emoções e desafios diferentes e tento sempre superar às expectativas. Dessa vez, ainda com mais empenho para fazer um momento confortável e produtivo para os todos!
Geralmente levo uma equipe para eventos desse tipo e, dessa vez, estava sozinho. Responsável por fazer as fotos e as filmagens, em alguns momentos até mesmo o making of para já atualizarmos as redes sociais do Instituto Agente Educa e da Karen.
No segundo dia foi o momento das sessões corporativas, no inicio um pouco mais tímido mas, ao longo do processo fomos nos soltando. Creio que foi um momento único e gostei muito dos resultados, já me mostraram que estão utilizando as imagens em suas fotos de perfil do Linkedin, que vitória! (quem é fotógrafo sabe o quão gratificante é quando sua imagem é escolhida para ser a foto de perfil).
Para finalizar nossa passagem por Monterrey, à noite, saímos para comer pizza e conhecer um pouco da cidade (na mesma rua do hotel). Foi bem divertido, a pizza era um take away (La Pizzaguana) que comemos na rua mesmo e depois seguimos para um barzinho com musica ao vivo (Salón Morelos). A cidade parecia ser bem animada para quem gosta de sair e com diversas opções, pois havia diversos ambientes na mesma rua.
Guadalajara
Após concluir o AgentEHS, voltamos para Guadalajara. Onde ficaríamos mais uma semana, até a Feira Internacional do Livro (FIL). A Karen faria o lançamento de seu livro, em espanhol, “Os NÃOs que fazem o seu caminho”.
Ficamos em um Airbnb que dispensa comentários, quem me acompanhou pelo Instagram viu o tanto de Stories que postei naquele lugar! Com certeza, um dos melhores que já fiquei. Tudo muito organizado, piscina e academia no rooftop foram o destaque! Dava até gosto treinar todos os dias, imaginando como seria morar num lugar daqueles. Para mim, serviu muito de motivação em continuar focado em crescer e buscar meus objetivos.
Apesar de trabalharmos boa parte do tempo, tivemos a oportunidade de visitar alguns lugares, como o Shopping Andares e Tlaquepaque. O shopping era um lugar lindo, muito luxuoso e cheio de lojas de grife. Fiquei impressionado com alguns valores. Tlaquepaque é um centro histórico onde você pode encontrar diversas lembrancinhas e caminhar em uma rua cheia de obras de arte, ótimo para algumas fotos de turistas. Detalhe para um dos melhores lanches que já comi, acompanhado de batatinha com limão…uma delicia!
Ainda havia mais duas missões: realizei a cobertura fotográfica e de vídeo de uma palestra do nosso parceiro, o Sergio. Acompanhamos sua palestra na Collins, uma grande indústria farmacêutica. E, por último, realizei toda a captação do lançamento do primeiro livro da Karen Volpato, durante a Feira Internacional do Livro. O livro foi lançado em sua versão em espanhol e, logo estará disponível em português.
Hasta luego
Hora de partir! Saio do México cheio de inspirações e alegrias por fazer parte desse projeto.
Um trabalho internacional trás diversos desafios e inseguranças mas, ao mesmo tempo, muito aprendizado e uma bagagem que você vai sempre carregar, que é a experiência vivida. Sempre tento aprender ao máximo com minhas experiências e filtrar o que posso tirar de melhor!
Gostaria de deixar aqui minha admiração e agradecimento à Karen Volpato, por fazer esse e diversos outros projetos possíveis. Deixo também suas redes sociais e do seu Instituto, o Agente Educa, para que possam conhecer melhor.
Instagram:
Agente Educa
Karen Volpato
E, por ultimo, fiquem ligados que no próximo post vou fazer um resumão de tudo que aprendi e algumas dicas para que futuras viagens como essa sejam mais fáceis e com menos variáveis que não levamos em conta antes de ir!